HANDEBOL
O Handebol é, sem dúvida, o esporte coletivo menos praticado no Brasil, se comparado ao Voleibol, ao Basquetebol e ao Futebol. A diferença mais significativa entre o futebol e o handebol é que o handebol é jogado com as mãos. Em termos gerais, é um esporte com bola, em que duas equipes disputam quem marca mais gols. Curiosamente, nós brasileiros, que adoramos gols, não apresentamos grande interesse pelo handebol. Talvez por ser um esporte que não é transmitido nem pela televisão e nem pelo rádio. Então, onde é que descobrimos como praticar o handebol? A resposta é simples: nas aulas de Educação Física (ainda que alguns professores insistam em não ensinar) e em alguns clubes.
Agora a pergunta principal: como se joga?
- São necessárias duas equipes de sete jogadores, da qual um é o goleiro. O goleiro, durante suas defesas, é o único jogador que pode encostar a bola no pé. Em qualquer outro caso, a bola deverá ser quicada, arremessada ou recebida com as mãos;
- A bola oficial para a prática do Handebol deve ser de couro e sua massa e tamanho variam conforme os sexos: a masculina é uma bola maior, medindo entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, com massa entre 425g e 475g. A feminina tem tamanho entre 54 cm e 56 cm, e massa entre 325g e 400g;
- Oficialmente, a quadra deve medir 40 m x 20 m, e ter piso de madeira ou emborrachado, com duas áreas para goleiro que se localizam a seis metros do gol;
- A partida é composta por dois períodos de 30 minutos cada, com intervalo de 10 minutos;
- O ato de um jogador se deslocar quicando a bola é chamado de drible. A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela;
- O tronco pode ser utilizado para interromper o andamento do adversário, mas braços e mãos nunca;
- É permitido tomar a bola do adversário com as mãos abertas. Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras;
- O time marca ponto quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol;
- Quando a bola cruzar a linha lateral, é cobrado o tiro lateral: o atleta pisa com um pé na linha e, com a bola em mãos, recoloca-a em jogo. Nesse caso, os oponentes devem se localizar a, no mínimo, três metros de distância;
- Ao ocorrer qualquer lance irregular, a cobrança é feita no local onde ocorreu a infração. O time adversário pode formar uma barreira, desde que ela se posicione a três metros da cobrança. Uma curiosidade é que as faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro. Aliás, são dois árbitros por jogo, auxiliados por um cronometrista e um secretário responsável pela súmula;
- O famoso tiro de sete metros é caracterizado pela falta sobre um atacante, quando esse, ao arremessar a bola ao gol, é impedido por uma falta. Para essa cobrança, o árbitro deve apitar, autorizando a jogada. O jogador que executará o tiro deve cuidar para que seus pés não toquem ou ultrapassem a linha de marcação dos sete metros.
Ainda que no Brasil não haja quadras específicas para a prática do handebol, pode-se utilizar a do futebol de salão sem nenhum prejuízo, já que suas dimensões são as mesmas. Além do handebol de salão – mais tradicional – tornou-se comum, em alguns países, a prática recreativa do handebol na praia, que ficou bastante famoso em meados da década de 80 do século XX. Então, agora que você já sabe como jogar e viu que não há desculpas para a falta de local, por que não começar a praticar o handebol?
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP
QUESTIONÁRIO
1) Quais são as dimensões da quadra de handebol?
2) Quando é considerado gol no jogo de handebol?
3)De que maneira deve ser cobrado o tiro Lateral no jogo de handebol?
4) Em que situação é cobrada um Tiro de 7m no handebol?
5) Durante a execução de um Tiro de 7m qual a colocação dos jogadores de defesa e de ataque no jogo de handebol?
6) Quais são as punições disciplinares possíveis no jogo de handebol?
7) Quantos passos posso dar, no máximo, com a bola na mão
8) Por quantas pessoas é composta uma equipe de handebol?
9) Quando é realizado um tiro de meta no jogo de handebol?
10) Quais são as posições dos jogadores no handebol?
11) Como acontecem as substituições no handebol?
12) Quem foi o criador do jogo de handebol?
13) Quais são os tamanhos das bolas de handebol?
14) O que é permitido ao goleiro durante a defesa?
15) Quanto tempo dura uma partida de handebol? O que acontece quando ocorre empate?
16) Quais são os principais fundamentos do handebol
17) Quais são os tipos de defesa no jogo de handebol?
18 ) Em qual País o handebol foi criado?
Professora é para responder todas as perguntas no blog?
ResponderExcluirMatheus Vasconcelos de Araújo 3ºC
ResponderExcluirRESPOSTAS:
1- A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m (mas por convenção fala-se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m). A área privativa do goleiro será determinada por um semi-círculo cujo raio medirá 6m, desde o centro do gol
2- Ultrapassar completamente a linha de gol.
3- O tiro lateral é executado sem o apito dos árbitros (ver, no entanto 15:5b), pelo adversário da equipe cujo jogador tocou por último a bola antes dela cruzar a linha ou tocar o teto ou objeto fixo. O tiro lateral é executado do lugar onde a bola cruzou a linha lateral ou; se ela cruzou a linha de fundo, da intersecção entre a linha lateral e a linha de fundo deste mesmo lado.
4-Se um jogador está em posição para fazer um gol e sofre falta por trás ou é agarrado, o infrator é punido com um tiro de sete metros.Ou se a pessoa adversária estiver dentro da área e a bola bater nela tambem é TIRO DE SETE.
5- O tiro de 7 metros deve ser arremessado sem barreira ou impedimentos, estando apenas o goleiro à frente do gol.Os jogadores da equipe adversária não poderão ultrapassar a linha de tiro livre até que o tiro de sete metros seja cobrado. Se isto acontecer, haverá repetição da cobrança do tiro de sete metros.
professora mandarei o restante mais tarde, pois estou no meu serviço.
Matheus vasconcelos
1)oficialmente a quadra deve medir 40m x 20m.
ResponderExcluir2)quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol.
3)o atleta pisa com um pé na linha e,com a bola em mãos,recola-se em jogo.
4)é cobrado um tiro de sete metros quando ocorre uma falta sobre um atacante,quando esse ao arremessar a bola ao gol é impedido por uma falta.
5)fora da linha dos 9m.
6)advertência e exclusão.
7)três.
8)sete jogadores por equipe sendo que uma é o goleiro.
9)quando a bola é arremessada e ela sai pela linha de fundo,somente o goleiro pode executar o tiro de meta.
10)goleiro,pontas esquerda e direita,meias direita e esquerda,armador e pivô.
11)o jogador deve entrar na quadra pela zona de substituição.O reserva pode entrar sem avisar a mesa de controle,desde que o jogador a ser substituído já tenha abandonado a quadra,a substituição do goleiro deve ser feita quando a equipe dele estiver com a posse de bola,o goleiro deve sair pela zona de substituição e qualquer jogador pode substituir o goleiro.
12)foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz.
13)a masculina é entre 58cm e 60cm de diâmetro e o feminino é entre 54cm e 56cm de diâmetro.
14)o goleiro durante uma defesa pode tocar a bola com as mãos e os pés.
15)60 minutos divididos entre dois períodos.Se houver empate haverá mais um tempo e se continuar empatado uma disputa de 7 metros.
16) manejo de bola,comportamento,tiro de meta,bola ao chão,escanteio,lance lateral,lance de 7m,lance livre,execução,drible,faltas,defesa.
17)6x0,5x1,4x2,3x3.
18)Berlim.
Matheus Vasconcelos de Araújo
ResponderExcluirNº:12 3ºC
RESPOSTAS
1- A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m (mas por convenção fala-se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m).
2-ó sera considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.
3-Um tiro lateral é concedido quando a bola cruzar completamente a linha lateral, ou quando um jogador de quadra da equipe defensora foi o último a tocar a bola antes dela cruzar a linha de fundo de sua própria equipe.
Também se concede um tiro lateral quando a bola tocar o teto ou algum objeto fixo sobre a quadra.
O tiro lateral é executado sem o apito dos árbitros (ver, no entanto 15:5b), pelo adversário da equipe cujo jogador tocou por último a bola antes dela cruzar a linha ou tocar o teto ou objeto fixo.
O tiro lateral é executado do lugar onde a bola cruzou a linha lateral ou; se ela cruzou a linha de fundo, da intersecção entre a linha lateral e a linha de fundo deste mesmo lado. Para o tiro lateral concedido após a bola tocar o teto ou um objeto fixo sobre a quadra, o lançamento será executado do lugar mais próximo, sobre a linha lateral mais próxima em relação ao lugar onde a bola tocou o teto ou objeto fixo.
O executante deve permanecer com um pé em contato com a linha lateral e conservar-se na posição correta até que a bola tenha saído de sua mão. Não há limites para o posicionamento do segundo pé.
4- O tiro de 7 metros está para o handebol como o penalti está para o futebol e o futsal, mas como no handebol o jogador atacante não pode entrar na área adversária, é marcado de forma diferente, quando o jogador atacante sofre falta após ter passado pela barreira adversária, ou quando um defensor está dentro da área no momento do arremesso a gol feito pelo adversário.Logo, um tiro de 7 metros pode ser sofrido não apenas quando o jogador já está finalizando uma bola cara-a-cara com o goleiro, exclusivamente.
Numa situação de contra-ataque, por exemplo, em que um jogador está com condições claras de marcar um gol, tendo à sua frente apenas o goleiro adversário e um jogador defensor o segura por trás impedindo seu deslocamento a gol, independentemente do atacante estar em seu campo defensivo.
5- Na execução do tiro de sete metros, o goleiro pode movimentar-se livremente e avançar até 3 metros de distância da linha de 7 metros.
Os jogadores da equipe adversária não poderão ultrapassar a linha de tiro livre até que o tiro de sete metros seja cobrado. Se isto acontecer, haverá repetição da cobrança do tiro de sete metros.
6- Advertência:Um jogador, individualmente, não deveria receber mais do que uma advertência e os jogadores de uma equipe não deveriam receber mais do que 3 advertências no total. Após isto, a punição deveria ser pelo menos uma exclusão por 2 minutos.
Um jogador que já foi excluído por 2 minutos não deveria ser advertido posteriormente.
Não deveria ser aplicado mais do que uma advertência à todos os oficiais de uma equipe.
Exclusão:Não é possível, sancionar os oficiais de equipe com mais de uma exclusão por 2 minutos no total.
Quando uma exclusão por 2 minutos for assinalada contra um oficial, de acordo com a Regrae, permite-se ao oficial permanecer na área de substituição e cumprir com suas funções. No entanto, o número de jogadores na quadra será reduzido durante 2 minutos.
Desqualificação:A desqualificação de um jogador ou de um oficial será sempre para todo o restante do tempo de jogo. O jogador ou oficial deve abandonar imediatamente a quadra e da área de substituição. Depois de abandoná-la, não se permite ao jogador ou oficial manter nenhuma forma de contacto com a equipe.
A desqualificação de um jogador ou oficial de equipe durante o tempo de jogo seja dentro da quadra ou fora dela, sempre acarreta uma exclusão por 2 minutos para a equipe.
7- É permitido dar até 3 passos com a bola na mão sem quicar.
Continuação
ResponderExcluirMatheus vaasconcelos de Araújo
7- É permitido dar até 3 passos com a bola na mão sem quicar.
8- Uma equipe consiste de 14 jogadores.
Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são substitutos.
9- O tiro de meta é cobrado quando um adversário arremessa à baliza e a bola sai pela linha de fundo, tocada ou não pelo goleiro. Somente o goleiro pode executar o tiro de meta.
10-Goleiro
Armador esquerda
armador direita
Ponta esquerda
Ponta direita
Pivô
Central
11- Os reservas podem entrar na quadra, a qualquer momento e repetidamente sem notificar o secretário/cronometrista, desde que, os jogadores que eles vão substituir já tenham deixado a quadra.
Os jogadores envolvidos na substituição, devem sempre sair e entrar na quadra através da sua própria zona de substituição. Estas prerrogativas também se aplicam para a substituição dos goleiros.
Já a substituição do goleiro deve ser feita quando a equipe a que pertence estiver de posse da bola. Qualquer jogador poderá substituir o goleiro. O goleiro a ser substituído sai da quadra pela zona de substituição e o substituto entra na quadra pelo mesmo lugar.
12- O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919.
13- Existem três tamanhos de bolas de Handebol, cada uma possui um certo peso pré-determinado e representa uma categoria específica. São denominadas por H3, H2 e H1.
A H3 é usada para a categoria Adulto Masculino (sendo a maior bola de Handebol), deve medir no início da partida, de 58cm a 60cm de circunferência e pesar de 425g a 475g.
A H2 é usada nas categorias Adulto Feminino e Juvenil Masculino (possuindo um tamanho intermediário), deve medir no início da partida 54cm a 56cm de circunferência e pesar 325g a 400g.
A H1 é usada nas categorias Infantis Masculino e Feminino e Juvenil Feminino.
14- Tocar a bola com qualquer parte do seu corpo enquanto numa tentativa de defesa, dentro da sua área de gol;
Mover-se com posse de bola dentro da área de gol, sem estar sujeito as restrições aplicadas aos jogadores de quadra; ao goleiro não é permitido , contudo, atrasar a execução do tiro de meta.
15- A duração normal da partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de
16 anos, é de 2 tempos de 30 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos. Em caso de empate o jogo é levado a prorrogação, com dois tempos de 5 minutos.
16- Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.
Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário.
Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol.
Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola.
Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.
Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.
17- Individual: pode ser em toda a quadra, meia quadra ou próxima aos nove metros.
Zona: Cada jogador defende em um determinado espaço. Mista (combinado: é a fusão da defesa individual com a defesa mista.
18- o handebol foi criado em 1919,e na Alemanha.