Importância das brincadeiras na Educação Infantil
Posted: 26 Feb 2012 10:40 PM PST
Muito
embora só recentemente é que a Educação Infantil tenha se tornado
direito das crianças, o atendimento a essa faixa etária em instituições
variadas, como: pré-escola, jardim de infância, creches e outros, já
existe no Brasil há um século. Durante muito tempo, tem se discutido
sobre como as crianças aprendem, como se dá à compreensão do processo
que leva a criança a construir conhecimentos, e o que elas são capazes
de aprender, brincar e cuidar. Percebe-se que os educadores da
atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação infantil, ao
diferenciar o trabalho da brincadeira a humanidade observou a
importância da criança que brinca. Começando a ser investigados pelos
pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, a
possibilidade da criança compreender o pensamento e linguagem do outro.
Tornando-se questões centrais para os profissionais da área
com a introdução da brincadeira no contexto infantil, mas para que se
faça a abordagem no desenvolvimento da criança, é importante explicar, a
priori, como se dá o desenvolvimento na proposta “froebeliana” que
influencia a educação infantil de todos os países. Esta influencia
resume o modo pelo qual cada país interpreta sua realidade cultural.
Embora Froebel definisse o brincar como ação livre e espontânea da
criança, um suporte para o ensino, permitindo a variação do brincar ora
como atividade livre ora orientada. Entende que é destino da criança
"viver de acordo com sua natureza, tratada corretamente, e deixada
livre, para que use todo seu poder. (...) A criança precisa aprender
cedo como encontrar por si mesmo o centro de todos os seus poderes e
membros, para agarrar e pegar com suas próprias mãos, andar com seus
próprios pés, encontrar e observar com seus próprios olhos" (Froebel,
1912c, p.21).É preciso relembrar as funções da escola, entre elas está a
proposta da preparação da criança para o convívio do grupo e em
sociedade. Despontando-se inteligentes, curiosas, ativas, solidárias,
criativas, integrada no meio em que vive, que dialoga e participa da
construção de seu caminho, ao mesmo tempo, ávida por afeto, brincar,
correr, sorrir, chorar, viver e por sonhar.Para as crianças, o brincar e
o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Não importa que não
saibam disso, ao fazer essas atividades, elas vivem experiências
fundamentais. Dai porque se interessam em repeti-las e representá-las
até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar com
colegas e brincar e jogar em espaços e tempos combinados.
Por fim, brincar é uma necessidade do
ser humano, quando brinca ele pode aprender de uma maneira mais
profunda, podendo relacionar pensamentos, criar e recriar seu tempo e
espaço adaptando-se melhor as modificações na vida real. No momento da
brincadeira a criança pode pensar livremente, pode ousar imaginar, não
tendo medo de errar, fazendo de um pedaço de madeira o que quiser. Temos
muito que aprender sobre a condução dos trabalhos com os pequeninos
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segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Trabalho do 3º bimestre
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